ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

A culpa é de quem?

10/06/2019

De quem é a culpa pelos resultados que tenho hoje?

Quando paro e faço uma analise sobre os últimos anos da minha vida, percebo quanta coisa aconteceu e como a somatória destes acontecimentos é o reflexo das escolhas que fiz. Algumas vezes acertei na escolha e o resultado foi extraordinário, já em outros momentos, fiz escolhas inadequadas e a dor foi grande.

E no momento da dor, o maior desafio reside na mania de procurar por um responsável pela nossa dor, ou seja, associar toda a culpa a um fator externo – o chefe, o cônjuge, o sócio, a chuva ou até mesmo Deus.

E graças a Deus eu passei por todas essas fases em minha vida, pois só assim hoje posso olhar para trás e ver o quanto tudo que já vivi me fortaleceu. Quanto de dor é necessário em nossas vidas para que possamos valorizar cada vez mais os momentos de prazer?!

Aprendi muito cedo: Faça o que tem ser feito!

Sim, não terceirize suas responsabilidades, o que tem que ser feito, deve ser feito. E daí que é algo chato e daí que é um serviço simples ou vai te expor? Vá lá e faça! Tire isso da frente, aproveite e faça o seu melhor.

Aos 13 anos de idade eu vendia pão com um cesto de vime na cabeça, sim, para muitos era uma situação humilhante, ainda mais sendo um adolescente, porém eu coloquei aquela situação como um desafio pessoal e muito cedo aprendi que meu trabalho era uma forma de contribuir para o sustento da minha família e desta forma este trabalho me ensinou a ser mais humilde, afinal meu papel era significativo para minha família.

Então, se você tem algo a ser feito, vá lá é faça, deixe de procrastinar, deixe de esperar que alguém faça por você, pague o preço.

Não se trata de autoajuda, se trata de realidade e de escolhas, e assim foi toda a minha adolescência, quando eu imaginava que estava tudo bem e estável, algo acontecia e me fazia novamente olhar para frente, buscar forças, trabalhar e acreditar.

Como diz aquela música dos Titãs:

“Meu pai não tinha educação

Ainda me lembro, era um grande coração

Ganhava a vida com muito suor

Mas mesmo assim não podia ser pior”

Isso mesmo, meu pai mal havia completado a 4ª série do ensino fundamental, e sei exatamente o quanto ele precisava trabalhar para “corrigir as escolhas” que havia feito no passado, e o quanto todos nós, filhos e minha mãe, pagávamos por suas escolhas, era um preço bem alto. Faltou alimento em nossa mesa em alguns momentos? Sim faltou e isso nos ensinou a valorizar ainda mais os alimentos a que tínhamos acesso, esta situação nos potencializou a construir um futuro melhor.

A culpa jamais foi do meu pai, ele fez as escolhas que acreditava ser as mais certas, mas não se deu conta que todos nos pagaríamos o preço delas junto.

Não espere que as pessoas te motivem

Não é sua esposa, seu filho ou seu líder que o motivam. A motivação está dentro de você, se deseja construir todos os dias um futuro melhor para você e automaticamente impactar a vida das pessoas que estão ao seu redor, busque fazer o seu melhor e ser consciente de suas escolhas.

Tudo o que tenho hoje é responsabilidade minha, não é culpa, é responsabilidade, até mesmo porque a culpa é algo que machuca, que doí.

Você está disposto a abrir mão dos seus finais de semana?

Sim, vários finais de semana sem festas da família ou com amigos, sem simplesmente ficar em casa fazendo nada, você está disposto? Você verá que muitas pessoas ficarão “olhando de fora”, te julgando e questionando sobre você não ter tempo e disponibilidade para elas, mas será que estas mesmas pessoas estão vivendo apenas em busca de prazeres imediatos?

Muitas vezes o prazer de curto prazo, gera dor a longo prazo…

Veja o caso do estudante que deixa de estudar antes de uma prova, para ficar em suas redes sociais, em busca do prazer imediato, mas que ao receber o resultado da prova dias depois, percebe que o prazer momentâneo resultou na dor de seu resultado nada satisfatório em um teste importante.

Portanto, não perca seu tempo culpando o mundo por seus fracassos, sua família pode até não ter lhe oferecido as melhores condições financeiras, sociais ou até suporte emocional, seu chefe pode não te oferecer a promoção que você julga merecer, mas cabe a você criar oportunidades para se aprimorar, desenvolver seus talentos e assumir o resultado de suas escolhas. Procure meditar e compreender quais lições você aprendeu nos momentos mais desafiadores de sua vida e como eles foram importantes para o seu desenvolvimento.

Assuma o controle e faça valer a pena cada dia que o universo te proporcionar, viva intensamente, não seja mediano.

Seja você e acredite em você todos os dias!

Prof. Dr. Wilson Nascimento

EHumanas

Saiba mais sobre o Ehumanas:

contato@ehumanas.com

https://ehumanas.com/


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil