ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

A culpa é do RH?

02/09/2019

É incrível como muitas pessoas ainda pensam que o RH e um departamento pessoal que é responsável apenas por processos relacionados a faltas, férias e quando sobra tempo colocam no quadro de avisos a lista dos aniversariantes do mês.

Quando olhamos para os grandes desafios que a área de recursos humanos enfrentam, como treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos, sem contar a seleção e contratação de profissionais qualificados que tem se tornado cada vez um desafio, mesmo com tanta tecnologia a disposição.

Porém, mesmo com tantas demandas o RH muitas vezes continua sendo visto como área que não traz retorno para a organização, e sim prejuízo, pois muitas vezes a empresa apenas investe em treinamentos externos que não atendem as expectativas dos gestores de outras áreas e não suprem as necessidades nem geram resultados.

Desafios do Recrutamento e Seleção

Outro grande peso que a área de recursos humanos enfrenta grandes críticas está nos processos de recrutamento e seleção. São muitas as organizações que investem em tecnologia para auxiliar na busca do melhor profissional, contratam softwares excelentes para análise de perfil que alinham perfeitamente as competências exigidas pelo cargo ao candidato no momento da contratação. Porém por não ter passado pelo crivo do gestor da área é comum que meses após a contratação algum desconforto se inicia, por razão do gestor não aceitar alguns comportamentos e neste momento o RH é o responsabilizado por ter realizado a contratação.

Existem algumas maneiras de minimizar este impacto, e uma delas e após o RH definir o descritivo da vaga e iniciar o processo de recrutamento, buscar selecionar 3 perfis que se enquadrem a vaga em aberto e então encaminhar estes perfis para que o gestor da área tome a decisão quanto a escolha do candidato, desta forma a outra área entra passa a ter a responsabilidade pela escolha.

“O processo de recrutamento e seleção vai muito além de escolher o perfil correto para a vaga!”

Muito tem se falado sobre análise de perfil comportamental, a escolha do perfil desejado para a vaga e alguns RHs utilizam deste recurso para filtrar os candidatos, mas é muito importante que na entrevista o recrutador tenha a habilidade de analisar se o candidato tem competência para flexibilizar o seu perfil, diante as demandas exigidas pelo cargo.

Mesmo com o avanço da inteligência artificial e a capacidade de cruzar dados em alta velocidade do perfil da vaga e o candidato, a figura do entrevistador é de extrema importância pois é no momento da entrevista que é extrair as aspirações do candidato e o seu verdadeiro proposito em trabalhar na organização!

Recursos humanos deve ser visto como a área de gestão dos recursos mais valiosos de todas as organizações: as pessoas.

Prof. Wilson Nascimento PhD

EHumanas – Trainer em Desenvolvimento Humano

wilson@ehumanas.com


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil