ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

Desafios

11/07/2019

São diversos os desafios que as organizações e seus times enfrentam diariamente, entre eles 4 itens que por mais comuns e triviais, são:

– Respeito

– Flexibilidade

– Engajamento

– Confiança

Podemos observar que estas 4 palavras são as responsáveis para o desenvolvimento de um time focado a missão da sua organização ou não.

 

RESPEITO

Vamos iniciar com a palavra respeito, que no meu entendimento muito é confundida com obediência, isso mesmo, obediência. Veja um exemplo muito simples:

Você está em uma via movimentada com o seu carro e percebe uma placa indicando um radar de velocidade a frente e marca que a velocidade permitida naquele trecho é de 50Km/H. O que você normalmente faz?

A – Mantém a velocidade em 50KM/H por todo o trecho sinalizado?

B – Ou reduz a velocidade ao passar pelo radar e em seguida volta a trafegar com a velocidade superior à permitida?

Se você respondeu a alternativa A com certeza você é uma pessoa que respeita as regras de transito, porém se respondeu a alternativa B é por que você normalmente só obedece quando está diante do radar ou de uma autoridade de transito.

Alguns anos atrás havia uma máxima nas organizações, que traduz muito bem este “conceito” da obediência “Manda quem pode obedece quem tem juízo”, veja bem, este jargão por muito anos circulou pelos corredores das organizações, principalmente na área operacional, em as pessoas eram consideradas mais submissas, com o passar dos anos, muito desta cultura tem mudado, mas infelizmente este cenário ainda ocorre em muitas empresas, famílias, escolas e até mesmo entidades religiosas.

O respeito, totalmente oposto a obediência, possibilita o convívio em um ambiente em que o respeito é a palavra de ordem, onde cada pessoa desenvolve o seu papel, seja na frente ou nos bastidores de forma que todos alcancem um objetivo de forma clara e sustentável.

FLEXIBILIDADE

Talvez alguns de nós já tenho ouvido a seguinte frase:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. – Charles Darwin

De que adianta força e velocidade, se não houver adaptação as mudanças que o mundo oferece a cada instante. Neste ponto quero reforçar a questão dos Perfis Comportamentais, muito se vê em ambientes corporativos as pessoas se rotulando como (D) Dominantes ou (I) Influentes (S) Estabilidade e por fim (C ) Conformidade.

Porém, o que mais observamos são pessoas que independentemente do seu perfil de essência, possuem a habilidade de navegar em todos os outros perfis de acordo a necessidade em que ela está sendo exposta, podemos chamar tal habilidade de flexibilidade de perfil.

Faça uma auto analise e perceba o quão resistente você é a determinadas situações ou a alguns comportamentos, se o seu equilíbrio emocional é muito baixo ou inexistente, com certeza você está sendo inflexível. Será que as pessoas são lentas demais, ou a sua paciência e que está muita curta?

ENGAJAMENTO

O que fazer para ter um time engajado com o mesmo propósito, o que fazer para ter um relacionamento engajado, pessoas que estejam conectadas de forma física, emocional, cognitiva em prol de realizar os mais diversos objetivos?ngajamento

O desengajamento é um grande extrator de energia das relações interpessoais, em um relacionamento conjugal um dos fatores que mais afligem o casal é a questão financeira, esses desencaixes geram atritos e muitas vezes nos momentos que o casal deveria estar 120% engajados e encontrar meios para sair daquela situação, acontece exatamente o contrário, o desengajamento de uma das partes.

Talvez uma das piores sensações que podemos enfrentar como líder é perder o engajamento do time.

Engajamento está ligado diretamente ao senso de proposito, a verdadeira razão pelo qual juntamos forças para seguir em frente, avalie a direção do seu time, avalie a direção das suas relações.

CONFIANÇA

Como é possível encontrar no mesmo time pessoas que entregam resultado, porém não confiam 100% umas nas outras. Veja bem, apesar de falarmos com o peito cheio que o índice de confiança do brasileiro é alto, pesquisas recentes mostram que isso não é verdade, é só observarmos a questão da corrupção que assola nossa política.

Em um ambiente de desconfiança, outro mal que anda lado a lado a ele é o medo, não confiamos pelo fato de ter medo que algo aconteça.

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, “não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos.

Analise qual tem sido a sua capacidade em dar feedbacks, sobre a entrega do seu time

 

Respeito, Flexibilidade, Engajamento e Confiança não são desenvolvidos em um treinamento de oito horas ou com uma palestra motivacional. Estes elementos são construídos nas situações cotidianas e de desafio, compreender e desenvolver o papel de cada pessoa na construção de um ambiente saudável e produtivo é função do líder que deve estar atento aos indicadores e as pessoas que convive.

Olhe nos olhos, ouça com atenção, valorize seu time que o Respeito, Flexibilidade, Engajamento e Confiança serão a base de seu sucesso!

 

Prof. Dr. Wilson Nascimento

EHumanas

Trainer em Desenvolvimento Humano

wilson@ehumanas.com

WWW.EHUMANAS.COM

 

 

 

 


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil