ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

Valores da vida | Nossa bússola pessoal

29/07/2019

Podemos estar completamente focados em conquistar um objetivo, porém é necessário verificar sempre nossos valores, pois eles funcionam como guias do nosso destino.

Precisamos compreender que a direção de nossas vidas é controlada pela pressão magnética de nossos valores.

“Cada vez que um valor nasce, a existência assume um novo significado; cada vez que um valor morre, uma parte desse significado desaparece.”

Joseph Wood Krutch

Podemos observar que infelizmente a grande maioria das pessoas desconhece seus próprios valores. Muitas famílias o trazem de forma implícita ao longo de anos, através de gerações, mas este não é um tema que conversamos com os nossos país, não falamos sobre a hierarquia dos nossos Valores Familiares, mas de alguma forma sabemos que quando nossos pais ou avós, exigiam que lhe pedissem a benção, era uma forma de afirmar que o valor respeito devia ser mantido naquela família.

Fato este tão marcante que hoje nos meus 47 anos de idade, cumpro com o meu valor respeito quando chego a frente do meu pai, porém, com meus filhos hoje já não mais exijo que os mesmos me peçam a benção todas as manhãs ao me verem pela primeira vez.

 

“O caráter de um homem é sua divindade guardiã.”

Heráclito

Com isso observamos que os valores possuem diversas formas de serem interpretados, pois as pessoas aplicam critérios diferentes de acordo com o seu modelo de mundo e seu ambiente familiar.

O grande desafio e que por contas dos desafios econômicos, país e mães são obrigados a muito cedo deixarem seus filhos em creches ou com babas, não mais tendo tempo para o modelo tradicional de valores de casa, como antigamente. Este espaço passa a ser preenchido por escolas, igrejas e talvez pelo lado mais desagradável a televisão e a internet e seus programas que cada vez mais destroem valores que deviam ser inegociáveis.

Por mais que as novelas busquem ter um final feliz, do bem prevalecendo sobre o mal, até o desfecho final assistimos uma versão absurda de destruição de valores, motivada pelo dinheiro e poder.

Sim, nós pais precisamos encontrar espaço em nossa agenda para sempre sentar e conversar com os nosso filhos, buscando construir uma base sólida e consciente sobre o preço que se paga ao ferir um valor, e lembrar que não é simplesmente falar, são nas nossas ações no dia a dia que demostram verdadeiramente se seguimos nossos valores!

Do que adianta o pai ou a mãe, falar sobre respeito ao seu filho e exigir dele todos os dias, se quando vai ao shopping com este mesmo filho, observa seu responsável estacionando o carro na vaga de idosos com a desculpa que vai ser rapidinho.

Lembro de quando era criança que meu pai nunca permitiu que minha mãe tivesse uma caderneta no mercadinho próximo a nossa casa, pois era muito comum as pessoas comprarem fiado (sem dinheiro) e deixar anotado na caderneta para que no próximo mês fossem até lá pagar, com isso aprendi que se não tenho o dinheiro para comprar neste momento eu não compro, afinal a caderneta só evoluiu e agora chama-se cartão de credito.

 

A forma de se manter a felicidade a longo prazo é vivermos por nossos ideais mais altos e agirmos sistematicamente em harmonia com o que acreditamos ser fundamental em nossa vida.

Mas para que isso realmente aconteça é necessário conhecer nossos valores! A maioria das pessoas buscam Ter algo, mas não fazem ideia do que desejam “Ser”. Possuir bens materiais nos levam a uma satisfação imediata, até mesmo por que assim que adquirimos algo, já estamos imaginando quando poderemos troca-lo pelo novo modelo que acabou de sair.

Mas quando definimos o que seremos, o senso de força interior nos impulsiona em direção desse objetivo.

         “Se você não conhece seus verdadeiros valores, prepara-se para a dor”

 

Por muito pouco pessoas estão destruindo suas vidas e aniquilando com suas famílias, seja através da bebida, drogas, comida em excesso e tempo exagerado em redes sociais.

Qual é o verdadeiro desafio? Na verdade esses comportamentos são o resultados de uma vida de frustração, raiva e o vazio que essas pessoas sentem por não terem um sentido para a vida, sendo assim buscam preencher este vazio com comportamento que produz uma rápida e temporária mudança de estado emocional.

Por isso reforço que quando vivemos por valores fortes, entendemos que nossas decisões são guiadas por eles!

 

“Dê-me beleza na alma interior; que o homem exterior e interior sejam um só”

Sócrates

 

Agora que finalizou a leitura pegue caneta e papel e escreva uma lista com os seus Valores, esta lista deve conter pelo menos 5 valores.

Feito isso coloque em ordem de Hierarquia, do que mais você segue ao mais irrelevante na sua vida:

E desejar se aprofundar ainda mais venha parte da nossa Próxima Formação em Coaching! www.ehumanas.com

Prof. Wilson Nascimento Phd  |  @wilsonehumanas


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil